Posts do Blog

Cravação por Vibração. Como o novo mercado está Cravando Estacas, Perfis, Trilhos e Tubos Metálicos

Os Martelos Vibratórios Hidráulicos, trabalham com a Cravação por Vibração, um tipo de cravação que proporciona inúmeras vantagens comparado aos métodos até então utilizados

Cravação por Vibração. Como o novo mercado está Cravando Estacas, Perfis, Trilhos e Tubos Metálicos

O Setor da Construção Civil sofreu inúmeras transformações nos últimos anos. A presença de novas tecnologias possibilitou grande evolução na produtividade e segurança nos canteiros de obras.

Especialmente em obras onde há demanda de Escoramento de Solos, equipamentos até então somente vistos no exterior começaram a dominar o mercado brasileiro, e hoje compõe a realidade de obras de diversos tipos e portes. Os métodos de escoramento ficaram mais robustos, eficientes e cada vez mais produtivos e seguros.

Representando grande parte do mercado, as Estacas Prancha Metálicas e de PVC, Perfis, Trilhos e Tubos Metálicos são os métodos mais modernos para contenções temporárias e definitivas. Com a ascensão dessas alternativas de contenção de terrenos veio a necessidade de realizar a Cravação e Extração desses equipamentos com menor demanda de mão de obra, mais agilidade e sobretudo, um método que não gerasse danos em estruturas vizinhas. Para suprir a necessidade, vieram os Martelos Vibratórios Hidráulicos, substituindo em grande parte os antigos Bate-Estacas, o implemento surgiu com a promessa de entregar total segurança e produtividade na cravação desses novos métodos de contenção.



CRAVAÇÃO DE ESTACA PRANCHA UTILIZANDO MARTELO VIBRATÓRIO

Cravação de Estacas Prancha Metálicas por Vibração


A Cravação por Vibração

Trabalhando com uma modalidade diferente de Cravação e Extração, os Martelos Vibratórios, como o próprio nome sugere, trabalham com a Cravação por Vibração, um tipo de cravação que proporciona inúmeras vantagens comparado aos métodos até então utilizados. O método consiste em vencer o atrito lateral das peças com o solo na cravação através da vibração. Os Martelos Vibratórios também sofreram inúmeras modificações desde o seu projeto inicial e hoje, a chamada Geração 2.0 possui características que enchem os olhos quando o assunto é produtividade. Veja algumas características determinantes do equipamento:

  • Produz baixíssimo ruído e pode ser adaptado de maneira que estruturas próximas à região da obra não sejam danificadas;
  • Permite operação de Cravação e Extração em Grandes Centros Urbanos sem incômodo a vizinhança;
  • A Cravação e Extração pode ser feita bem próximo a outras estruturas existentes ou até mesmo em locais de difícil acesso;
  • Redução significativa na demanda de mão de obra;
  • Produtividade de até 5x se comparado com outros métodos de cravação.


CRAVAÇÃO DE PERFIL METÁLICO UTILIZANDO MARTELO VIBRATÓRIO

Cravação de Perfil Metálico por Vibração

No Brasil, o Equipamento já pode ser facilmente encontrado, principalmente na modalidade de locação. A oferta do equipamento na modalidade de aluguel demanda menor investimento na aquisição do equipamento, mais economia com a manutenção e possibilita sua utilização em obras onde há limitação de orçamento.

Veja alguns detalhes técnicos do equipamento na página da VPA EQUIPAMENTOS, clicando aqui.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR