Posts do Blog

Solução para escoramento de solo que vem ganhando espaço no cenário mundial

Método utilizado em todo o mundo, as Estacas Prancha ganharam força no mercado por sua flexibilidade, eficiência e sobretudo pela segurança proporcionada pelo equipamento.

Solução para escoramento de solo que vem ganhando espaço no cenário mundial

Segurança é uma das principais preocupações em obras de construção civil e em situações onde se faz necessário o escoramento do solo o cuidado deve ser dobrado. A todo momento nos deparamos com notícias fatais de terríveis acidentes em canteiros de obras por situações que poderiam ser evitadas com o mínimo de cuidado e atenção.

São inúmeros os cuidados que devem ser tomados em obras com abertura de valas e uma das principais decisões é a de qual método de escoramento utilizar. São diversas as possibilidades e algumas observações devem ser feitas na própria obra, analisando suas características e particularidades antes de iniciar um projeto de escoramento.

Especialmente no mercado brasileiro, poucas soluções já utilizadas em todo o mundo eram conhecidas até meados da década de 80, quando o Brasil começou a utilizar as Estacas Prancha Metálicas - equipamento que tem se tornado um grande destaque no cenário mundial por proporcionarem extrema eficiência nos mais variados tipos e portes de obras com contenção de terrenos. As Estacas Prancha são equipamentos conhecidos há aproximadamente cem anos, mas foram atualizações na década de 70 que garantiram grande eficiência ao método e possibilitaram que o equipamento se tornasse incrivelmente popular no mercado mundial.



Estaca Prancha Metálica


As Estacas Prancha são desenvolvidas em diferentes materiais, forças e desenhos. A seleção do modelo de equipamento a ser utilizado depende de diversos fatores, incluindo requisitos de resistência e ambientais.

Veja algumas questões que devem ser levantadas antes de determinar qual o perfil de Estaca Prancha a ser utilizada em seu projeto de escoramento:

  • Porte e duração da obra
    Para iniciar uma análise de qual tipo de equipamento utilizar, o porte e duração devem estar bem alinhados. O porte define o quão arrojado será o projeto; qual a profundidade da escavação; a extensão do escoramento e o tempo em que a solução será utilizada servirão para quase definir o cronograma, modelo e implementos utilizados na cravação e extração das estacas, mas calma lá, algumas outras variáveis também devem ser consideradas.
  • Localização da área na qual a vala será aberta
    Faça uma análise do perímetro em volta do canteiro de obras; analise a quantidade e proximidade das estruturas vizinhas, tal análise determina o quão agressivo poderá ser o método de escoramento. Com estruturas muito próximas, especialmente estacas com maior comprimento não podem serem fincadas ao solo utilizando qualquer método de cravação. Deve-se priorizar métodos com menor ressonância e que minimize os efeitos em estruturas vizinhas.

Feitas todas as observações, o projeto do escoramento deve considerar todas as particularidades da obra e que seja totalmente viável de ser realizado com o tempo e orçamento disponíveis para tal demanda.

No Brasil, a VPA Equipamentos é Líder e Pioneira no fornecimento de Estacas Prancha Metálicas e conta com uma enorme variedade de Perfis em seu estoque, além dos equipamentos e/ou equipe completa para realizar a Cravação e Extração das Estacas. A VPA também auxilia no desenvolvimento do projeto do escoramento e acompanha a execução do projeto de ponta a ponta com uma equipe técnica totalmente qualificada.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR