Blog VPA Infra | 5 Motivos para se preocupar com Escoramento de Solos em sua obra

Posts do Blog

5 Motivos para se preocupar com Escoramento de Solos em sua obra

O escoramento de solos, também costumeiramente chamado de contenção de solos ou contenção de terrenos, é uma solução muito antiga, mas nem sempre conhecida e utilizada por engenheiros para conter o movimento de massas.

5 Motivos para se preocupar com Escoramento de Solos em sua obra O escoramento de solos, também costumeiramente chamado de contenção de solos ou contenção de terrenos, é uma solução muito antiga, mas nem sempre conhecida e utilizada por engenheiros para conter o movimento de massas.

Dentre as vantagens do escoramento de solos, listamos a seguir 5 motivos para se preocupar com esse assunto.

01 - REDUÇÃO DOS RISCOS COM ACIDENTES
A escavação em solos, na maioria das vezes, não deixa paredes ou taludes em condições estáveis, o que pode provocar um deslizamento ou escorregamento de solos, gerando prejuízos às vezes incalculáveis. Os danos podem ser materiais e irreversíveis, afetando estruturas vizinhas existentes, como casas ou prédios, que às vezes podem ser recuperáveis, mas também podem ser irrecuperáveis dependendo do grau de deslocamento. Além disso, mesmo maquinário e materiais próximos à área afetada podem ser atingidos. Em pior gravidade, e muito mais comum do que imaginamos e somos noticiados, podem provocar perdas humanas por soterramento, essas sim incalculáveis. Basta procurar na internet por “morte por soterramento” que vários casos onde houve a falta do devido escoramento serão mostrados.
02 - POSSIBILIDADE DE ESCAVAÇÕES MAIS PROFUNDAS
O escoramento de solos também permite que escavações profundas sejam feitas para que se possa atingir a cota necessária para a execução do serviço pretendido. Sem o escoramento a solução seria uma escavação com um talude com inclinação calculada de acordo com as condições do solo existente. O problema que na maioria das vezes não há espaço suficiente para que seja feito o taludamento no local. Além disso, mesmo que haja área livre ao redor, a escavação, bota-fora, armazenamento e reaterramento da área de talude serão bem mais caras do que as soluções de escoramento existentes, basta calcular o custo de todo o maquinário envolvido nesse processo e o tempo despendido.
03 - TRABALHO EM ÁREAS COM ESTRUTURAS VIZINHAS EXISTENTES
Muitas vezes nos deparamos com obras enterradas a serem executadas bem próximas a estruturas já existentes, e às vezes mesmo dentro de edificações, como é o caso de fundações novas ou melhorias em galpões industriais. Nesses casos o escoramento de solos é primordial para que se consiga executar o pretendido e sem dano aos vizinhos, que podem estar a até menos de 1 metro de distância da escavação. Vale lembrar que muitas vezes, por mais que o solo local esteja em condições estáveis, o alívio de tensões devido ao desconfinamento causado pela escavação, ou mesmo uma chuva ou uma sobrecarga inesperada pode fazer com que haja o deslocamento dos solos, causando um grave prejuízo na vizinhança. Hoje a engenharia já tem soluções para vários tipos delicados de situações, como é o caso de edificações mais antigas e normalmente mais frágeis, às vezes até históricas. Essas estruturas podem ser facilmente contidas com o uso de uma parede temporária ou definitiva de estacas prancha metálicas, cravadas com martelos vibratórios livres de ressonância. Solução econômica, ágil e limpa, visto que não gera nenhum resíduo, o oposto de soluções de escoramento com o uso de concreto.
04 - PRODUTIVIDADE
Como já mencionado, o custo de escavação, transporte, armazenamento, bota-fora e reaterramento é bem caro e demorado. O escoramento com soluções metálicas, podem facilmente diminuir esse custo e aumentar significativamente a produtividade. Equipamentos recomendados para o processo:

  • Estacas Prancha Metálicas - Utilizadas em contenções provisórias e definitivas;
  • Blindagens Metálicas de Valas, também chamadas de Gaiolas de Valas - Utilizadas em contenções provisórias.

Tanto as Estacas Prancha quanto as Blindagens de Valas, são exemplos de soluções seguras, econômicas e versáteis. Atendem a todos os tipos de obras e em diferentes situações. Como soluções metálicas, não geram nenhum resíduo e podem ser definitivas ou temporárias, com uma grande vantagem que é a agilidade de instalação do escoramento.

5 motivos para se preocupar com escoramento de solos em sua obra

Quando falamos em produtividade devemos lembrar que o maior tempo de execução de uma obra impacta diretamente no seu custo final (recursos humanos, estrutura mobilizada, custo financeiro, etc.), o que facilmente pode se tornar o maior vilão da engenharia. O escoramento metálico de solos, além de ter uma montagem e desmontagem muito ágil, diminui em muito a necessidade de escavação na área, visto que forma paredes de 90°, evitando maiores cortes no terreno.
05 - ADEQUAR-SE ÀS NORMAS PARA TRABALHO EM VALAS
No Brasil ainda não temos, infelizmente, normas tão detalhadas e aprovadas para a segurança do escoramento de solos, como os norte americanos tem na OSHA – Occupational Safety and Health Administration. Aqui temos a NR-18, Norma Regulamentadora de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. A nossa norma regulamenta no ítem 18.6.9. - “Os taludes com altura superior a 1,75m (um metro e setenta e cinco centímetros) devem ter estabilidade garantida.” Isso significa dizer que as escavações superiores a 1,75m devem utilizar uma solução de escoramento para atender a norma, garantindo a segurança dos trabalhadores envolvidos. Mas isso não exclui o fato de que escavações menores em situações de solos não estáveis não devam ser devidamente escoradas, visto os riscos envolvidos.


Autor: Bruno Dantas de Andrade
Engenheiro civil com especializações nas áreas de geotecnia, saneamento e gestão ambiental e mestrado executivo em administração de empresas.
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR