Blog VPA Equipamentos | Chuvas no Sudeste acendem alerta em obras com Contenção

Posts do Blog

Chuvas no Sudeste acendem alerta em obras com Contenção

Ao longo das últimas semanas, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro tem sofrido com o excesso de chuva na região, com previsão das tempestades continuarem nos próximos dias, obras com escoramento de solos precisam de atenção para evitar que acidentes ocorram durante as chuvas e enquanto os solos estiverem com acúmulo de água.

Chuvas no Sudeste acendem alerta em obras com Contenção SP, MG e RJ com risco de novos alagamentos em diversas cidades das região metropolitana das capitais São Paulo e Belo Horizonte, riscos de deslizamentos de terra e transbordamento de rios e córregos sobem alerta na Engenharia Civil. Devido a existência de um grande volume de obras com contenção de solos mau executadas ou que não possuem nenhum planejamento de escoramento, os riscos a integridade dos trabalhadores envolvidos no processo e a obra em sí são assustadores. No final de 2021, vimos um exemplo de obra com escoramento mau executado no Paraná que desabou e gerou prejuízos incalculáveis e a atenção, sobretudo em período chuvoso deve ser redobrada para esse tipo de demanda em obras.

Em São Paulo, os dados são preocupantes, informações prévias trazem que a quantidade de chuva para Janeiro é a maior desde 2019 e a previsão é de mais chuvas para os próximos dias. Em Minas Gerais, os municípios sofrem ainda mais com as chuvas, são 100 cidades mineiras sob risco de novos alagamentos e alerta do Inmet para risco de “corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”.

No Rio de Janeiro, o governo reconheceu situação de emergência em Angra dos Reis, após temporal que deixou mortos e desaparecidos. Sete mortes foram confirmadas em Paraty e outras oito em Angra dos Reis. De acordo com a prefeitura, esta foi a pior chuva que já atingiu Angra dos Reis.

A situação volta a atenção dos Engenheiros para as técnicas e práticas de escoramento e contenção de solos mais seguras do mercado. Obras de saneamento, adutoras, redes de gás, oleodutos e gasodutos, além de qualquer tipo de obra que se faça necessário o escoramento do solo, devem redobrar sua atenção para as práticas de Segurança.

Há mais de 20 anos se preocupando com a segurança em obras com Contenções, a VPA Equipamentos, empresa líder e pioneira no segmento no Brasil, dispõe de todo tipo de equipamento indicado para os mais diversos tipos de escoramento, além de uma equipe com treinamento especializado em obras com escoramento e contenções para atuar junto na execução do projeto de escoramento.

Segurança em primeiro lugar, liguei esse alerta em sua obra e fique atento ao menos sinal de preocupação em seu canteiro de obras.

Atualizada em: 05/04/2022

Fala sua cotação online agora mesmo, clicando aqui.
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR