Blog VPA Infra | Soluções para Escoramento de Valas e Taludes

Posts do Blog

Soluções para Escoramento de Valas e Taludes

Atualmente existem diversos métodos para realizar a contenção de solos, principalmente se tratando de valas e taludes. Dentre eles, podemos detacas as Estacas Prancha e Blindagens de Valas.

Soluções para Escoramento de Valas e Taludes Atualmente existem diversos métodos para realizar a contenção de solos, principalmente se tratando de valas e taludes. Dentre eles, podemos destacar: as estacas prancha metálicas, blindagens metálicas, pontaleteamento de madeira, muros de arrimo, paredes de diafragma, solo grampeado, concreto projetado, gabião, estaca secante, entre outros.

Para definir qual a melhor solução a ser utilizada em cada projeto, recomenda-se fazer um estudo por parte de um especialista, que pode ser um engenheiro, geotécnico ou geólogo. Este profissional avalia tecnicamente o local a ser executado o serviço, os recursos disponíveis da obra, espaço geográfico, localização (área urbana ou rural), interferências aéreas ou subterrâneas. Após essa análise, o projetista deve dimensionar o equipamento que melhor adapta a obra.

Tanto as estacas prancha metálicas como as blindagens metálicas de valas, são equipamentos facilmente encontrados no mercado brasileiro. Além disso, o seu custo seja para aquisição ou locação é extremamente econômico. Por definição, as estacas prancha são: perfis metálicos fabricados em aço de alta resistência com tamanhos e modelos variados. Podem ser cravados em solos, para conter os empuxos do terreno, ou seja, as forças horizontais, a fim de estabilizar determinada vala ou talude. Ou até mesmo na água, para conter a lâmina d’água formando uma ensecadeira. Já as blindagens metálicas de vala são formadas por um conjunto de duas paredes metálicas paralelas, conectadas por estroncas metálicas variáveis, dimensionadas para resistir ao esforço dos diferentes tipos de solos, sobrecargas e alturas de escavações. Podem ser usadas também com três ou quatro paredes, formando uma caixa de contenção, ou sobrepostas, de forma a atingir uma maior profundidade de escavação.

AS PRINCIPAIS VANTAGENS DESTAS SOLUÇÕES SÃO:
  • Execução rápida em obras temporárias;
  • Possibilidade de reutilização, diminuindo o custo do escoramento;
  • Maior segurança dos trabalhadores envolvidos no processo;
  • Possibilidade de escoramento de grandes vãos com estroncas de tamanhos variados, de acordo com a necessidade da escavação;
  • Diferentes alturas e comprimentos dimensionados para diversos tipos de trabalhos, de forma que o peso fique compatível com o serviço a ser executado, facilitando a execução e diminuindo o custo;
  • Fácil transporte, montagem e manuseio, utilizando-se as próprias retroescavadeiras ou as escavadeiras da obra;
  • Possibilidade de vãos livres, sem necessidade de contraventamento;
  • Escoramentos de grandes profundidades;
  • Possibilidade de contenções impermeáveis;
  • Rapidez, economia, segurança e versatilidade na contenção de valas e taludes.
COMENTÁRIOS
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR