Posts do Blog

Abertura de valas em vias de grande circulação: como fazer?

Frequentemente vias de fluxo de veículos e pedestres são interrompidas para dar lugar a determinados tipos de obras de instalações, melhorias e manutenção de sistemas, como por exemplo, obras de saneamento, as quais demandam escavações.

Abertura de valas em vias de grande circulação: como fazer? Frequentemente vias de fluxo de veículos e pedestres são interrompidas para dar lugar a determinados tipos de obras de instalações, melhorias e manutenção de sistemas, como por exemplo, obras de saneamento, as quais demandam escavações. Considerando a intensa necessidade de otimização nesses casos, tanto de tempo, como de custos, é imprescindível contar com soluções que atenuem os impactos gerados por essas intervenções, e influenciem o mínimo possível na circulação social.

Este artigo aborda os cuidados ao fazer escavações em vias públicas e apresenta uma solução eficaz para não interromper o trânsito de automóveis e pessoas em vias de grande circulação.

Alguns itens de segurança devem ser observados ainda na fase de projeto e planejamento da obra que envolve escavação. Em primeiro lugar, devem-se levar em consideração as características geotécnicas da região, bem como o nível do lençol freático. Veja mais sobre investigação geotécnica clicando aqui. Esses parâmetros vão guiar o projeto de contenção da escavação para a segurança das pessoas.

A existência ou não de redes de água, esgoto, sistemas elétricos, telefônicos e tubulações de gás, também devem ser levadas em conta em uma análise de risco antes de iniciar as escavações. Se necessário, deve ser providenciada a proteção, desvio ou interrupção desses sistemas.

Durante o processo de escavação, é recomendado o monitoramento e observação de possíveis desestabilizações do maciço de terra, que podem colocar em risco a segurança das vidas ali envolvidas. O mesmo deve ser executado por um responsável técnico habilitado. Além disso, é fundamental assegurar algumas boas práticas de escavações em vias públicas:
  • O acesso às áreas durante a escavação deve ser permitido apenas a pessoas autorizadas;
  • Devem ser utilizados equipamentos de sinalização e proteção coletiva, indicando intervenções na região;
  • Estruturas vizinhas que possam ser afetadas pela escavação devem ser escoradas;
  • Os escoramentos devem ser inspecionados diariamente;
  • Nas bordas dos taludes não devem ser depositados materiais, como o próprio solo ou máquinas pesadas, para não ocorrer desmoronamento por sobrecarga;
  • A possibilidade de chuvas deve ser monitorada e ações devem ser tomadas previamente para que a saturação do solo não cause colapsos;
  • Atentar para falta de escoamento de águas pluviais e drenagem de valas;
  • As valas devem ter escoramentos apropriados e bem projetados.

Utilizando Blindagens Metálicas
Uma forma de escorar a vala após a sua abertura, é a blindagem, a qual consiste em chapas metálicas, instaladas junto aos taludes, e conectadas por estroncas, que são perfis metálicos responsáveis pelo travamento dessas chapas. O sistema é largamente utilizado em obras temporárias por ser de rápida e fácil instalação. Veja mais sobre a blindagem de valas clicando aqui.

Blindagem Metálica de Valas


Utilizando as Chapas Tapa Valas
Depois de realizados todos os cuidados durante a escavação em vias de circulação, e com a vala devidamente escorada, é possível recorrer ao uso de uma chapa tapa vala que permite a circulação de veículos e pessoas na obra. Essa solução nada mais é do que uma chapa de aço com alta resistência e de fácil transportabilidade, que pode ser instalada sobre a vala aberta para assim permitir tráfego de carros e pedestres, com o serviço em andamento. Essa alternativa pode ser disposta tanto sobre ruas, como calçadas e rodovias. Veja mais sobre chapas tapa valas clicando aqui.

Chapa Tapa Vala

Quando a obra envolve escavação e movimentação de terra em vias públicas, segurança e rapidez são primordiais para afetar o mínimo possível o fluxo local, e manter a segurança dos trabalhadores e civis. Por isso, tomar os cuidados de segurança mencionados, bem como contar com soluções que atenuem esses impactos, como a própria chapa tapa vala, são essenciais.




Autor: Letícia Zuchetto
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR