Com a expansão da nova linha do metrô entre as cidades de São Paulo e Guarulhos, estimava-se um grande volume de obras para a execução de todo o projeto. E, para a VPA Equipamentos não foi diferente. Como a distancia entre as estações que interligariam as cidades girava em torno de 25 quilômetros, foram necessárias inúmeras escavações durante toda essa extensão. A VPA, contribuiu no dimensionamento, fornecimento e execução do serviço de cravação/remoção de estacas prancha durante todo o contrato. Como a maioria da linha do metrô era aérea, composta por grandes estruturas de concreto, foi necessário a construção de grandes blocos de fundação para suportar todo o peso próprio da estrutura, além de todos os equipamentos e possíveis sobrecargas. Logo, para se executar grandes escavações, seria necessário também o uso de escoramento (estacas prancha metálicas), para conter todo o terreno. Foram construídos mais de 200 blocos de fundação, em diferentes tipos de solo e regiões. Alguns dentro de áreas urbanas e outros próximos a grandes rodovias com trânsito intenso de veículos leves e pesados. Durante toda a obra, foram utilizadas 600 unidades de estacas, com diversos modelos e comprimentos que variavam de 8,00 a 12,00 metros. Para cada tipo de escavação e dimensão do bloco a ser executado, adotou-se uma estaca prancha especifica em função do projeto de contenção e das normas técnicas.